spoon
Estamos em Manutenção! Logo, logo o blog estará 100%, que o Senhor os ilumine queridos .

SE VOCÊ É JOVEM AINDA...

0

“Se você é jovem ainda, jovem ainda, jovem ainda,
Amanhã velho será, velho será, velho será!
A menos que o coração, que o coração sustente
A juventude, que nunca morrerá!”
(Chaves)

 “Não deixe o entusiasmo da mocidade fazer com que você esqueça o seu Criador. Honre a Deus enquanto você é jovem, antes que os dias maus cheguem, quando você não vai mais ter alegria de viver.”
(Eclesiastes 12.1, Bíblia Viva)


Eu já ouvi algumas boas mensagens exortativas para jovens sobre o texto bíblico citado acima. Ele nos remete, imediatamente, a refletir sobre a fugacidade da juventude. Fazendo uma analogia com o que Fernando Birri disse a respeito da utopia, podemos comparar a juventude com o horizonte: à medida que corremos atrás dela, mais ela foge de nós.

Vivemos dias em que corremos, preocupadamente, em busca das características superficiais da juventude – características estas que cada vez mais se afasta de nós com o passar do tempo. A beleza estética, a capacidade intensa de usufruirmos dos prazeres, o sabor vaidoso das conquistas individuais, sejam pessoais, profissionais ou de qualquer outra natureza, são algumas que podemos citar como exemplo. Não creio que nenhuma destas coisas sejam erradas quando almejadas de forma moderada, mas o preocupante é a priorização exagerada dos jovens em potencializar essas características. Um dia todas elas se esvairão com o tempo e, então, o que restará?

A concepção comum e errônea do que é ser jovem e de como aproveitar a juventude está intimamente relacionada com as características citadas acima. Inevitavelmente, quanto mais nos aproximamos avidamente destas características, mais nos esquecemos de Deus. Esquecer aqui ganha o sentido de não dar importância, não dar atenção, deixar de lado. Quando nos esquecemos de Deus, perdemos a percepção do real sentido das coisas. Lembrar de Deus, pelo contrário, nos abre o entendimento para o sentido verdadeiro da realidade. Lembrar do Criador nos dias na mocidade significa ser jovem no melhor sentido que esta expressão pode ter.

Ser jovem é muito mais do que gozar do vigor da juventude de forma hedonista e egoísta. Ser jovem é um estilo de vida: que irradia a alegria contagiante de viver, mesmo nas circunstâncias adversas da vida; flexível para aprender o que é novo e a mudar, sem se esquecer da importância do que as gerações anteriores construíram no passado e; baseado na esperança de um futuro melhor para a humanidade e na disposição de lutar por esse futuro.

Se você é jovem ainda, continue sendo até os últimos dias de sua vida. Viver um estilo de vida jovem independe da idade ou dos atributos físicos do corpo, pois está mais relacionado à postura com a qual vivemos. Conheço pessoas cujo coração não envelheceu com o passar dos anos. Os transtornos e dificuldades da vida não foram capazes de lhes tirar o espírito jovem marcado pela alegria de viver, pela flexibilidade em aprender e a mudar e pela esperança no futuro.

Se você é jovem ainda, encare as adversidades com alegria. Jesus disse: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” Quanto mais perto de Cristo estamos, mais nos sentimos em paz nos momentos difíceis. Como diz o Capitão Nascimento: “Pode tá o pau quebrando, você vai fazer tudo com calma”. Isto não significa que ficaremos insensíveis aos problemas que nos ocorrerem, mas a certeza do cuidado de Deus nos incentiva a olhar para frente e seguir para transpor os contratempos da vida.

Se você é jovem ainda, esteja sempre disposto a aprender coisas novas e a mudar. Ser conservador não é uma característica exclusiva dos mais velhos. Não são poucos os jovens que têm grande dificuldade em absorver as mudanças sócio-culturais, porque, muitas vezes, isso significa sair do seu lugar de conforto. Além disso, muitos daqueles que foram jovens que almejavam novos tempos para sua geração, hoje têm dificuldade em aceitar as mudanças propostas pelas gerações emergentes. Uma música chamada “Como nossos pais”, cantada por Elis Regina, trata desta questão da contradição da juventude em querer mudar o estado atual de coisas, mas, com o passar do tempo, essa mesma juventude se torna tão nostalgicamente amante do passado como as gerações anteriores. Quem nunca ouviu seus pais ou avós dizendo: “No meu tempo é que era bom”? Possivelmente, muitos destes que dizem isso hoje, no seu tempo, não aceitavam as coisas como elas eram. Deus é um deus do passado, do presente e do futuro. Ele não tem preferência por uma época específica e nem por um tipo de cultura específica, mas entende e age de uma forma diferente em cada uma delas. Para Ele, todas as épocas e culturas têm sua importância na história da humanidade. Ser jovem é compreender isso.

Se você é jovem ainda, tenha esperança de que um futuro melhor para o mundo é possível e se coloque ao dispor de Deus para que isso aconteça. Ser jovem é ter esperança de que todas as pessoas, sistemas e culturas são recuperáveis pela graça de Jesus e é assumir a responsabilidade de mudar o contexto social, econômico, político e espiritual do mundo. Tenho visto surgir uma geração interessada pela condição espiritual da humanidade de maneira integral. Que não aceita a imposição da idéia de que o jovem não precisa abrir mão de si mesmo para seguir um ideal e em favor do próximo. “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me” são as palavras de Jesus. A agência missionária JOCUM (Jovens Com Uma Missão) mobiliza jovens no mundo inteiro para a evangelização das nações, crendo que esta missão dada por Jesus para a igreja se aplica diretamente à juventude. Nós, jovens, fomos chamados por Deus porque somos fortes. E a nossa força está na esperança e no amor pela luta, uma luta que o próprio Cristo nos deu para lutar.

Se você é jovem ainda, lembra do Teu Criador enquanto é jovem e aproveite cada minuto de sua juventude intensamente ao lado Dele. Independente da idade, ser jovem é viver uma vida diferente das tendências da maioria, sendo contagiantemente alegre em fazer a vontade do Pai, aprendendo com Ele a viver e acreditando esperançosamente na concretização de grandes sonhos Dele para a humanidade.  Sustente em seu coração essa juventude que transcende os limites físicos e do tempo e que te acompanhará até a eternidade.

Por Fabrício Guimarães
http://www.fbrguimaraes.blogspot.com/
https://www.facebook.com/guimaraes.prado

Post a comment

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 1 Pedro 2:9

Comente, e deixe sua luz brilhar !

Seja + um seguidor !

Ocorreu um erro neste gadget

Chat

POR FAVOR , ABENÇOE E SEJA ABENÇOADO ! Para por seu nome , dê 2 cliques sobre seu avatar no CHAT !
Get your own Chat Box! Go Large!

Mande Sua Sugestão de Matéria